Os pneus para bike são um bom exemplo de como a criação de novos materiais pode modificar hábitos e melhorar o desempenho dos atletas e praticantes de determinados esportes
O Kevlar, espécie de tecido, é um desses materiais. Ele é utilizado na borda dos pneus, substituindo o arame de aço. Com isso, os pneus ficam muito mais leves e resistentes. E há uma outra importante vantagem: tornam-se dobráveis. Isso facilita o transporte, fator importante, por exemplo, para os cicloturistas.
Além das diferenças de acordo com o tipo de bordas, a quantidade de cravos nos pneus também varia de acordo com a modalidade para a qual ele será utilizado.
Escolhendo o pneu correto - Há basicamente dois tipos de pneu: os com mais cravos e os mais lisos. Os primeiros devem ser utilizados em terrenos mais sujos, com pedras e até lama. Já os pneus mais lisos são recomendados para terrenos mais limpos, como estradas.
Outro fator que pode causar dúvida na escolha do pneu correto é a largura, que varia entre 1,7 e 3,0 polegadas. Os corredores de provas de velocidade (estrada) usam pneus mais finos, entre 1,0 e 1,5 polegadas. Como a aderência é menor, eles conseguem desenvolver maior velocidade.
Já no caso do mountain bike, a largura mais utilizada é 2,0 polegadas. Apenas para a prática do downhill, são utilizados os pneus de 3,0 polegadas, que têm quase a largura de um pneu de moto.
Calibragem dos pneus de acordo com o terreno
Um fator importante na hora de preparar a sua bike para a pedalada é a calibragem dos pneus. Uma calibragem adequada tornará a sua trilha mais confortável, segura e livre dos inconvenientes pneus furados. Então aqui seguem algumas sugestões:
Importante
Estas calibragens valem para os bikers de aproximadamente 70kg, e que irão fazer subidas e descidas na mountain bike. Para quem pretende fazer apenas uphill ou downhill, as calibragens são diferentes. As pessoas mais leves usam calibragens menores e pessoas mais pesadas usam calibragem maiores.
Nenhum comentário: