» » Os diferentes tipos de pneu e como calibrá-los



Os pneus para bike são um bom exemplo de como a criação de novos materiais pode modificar hábitos e melhorar o desempenho dos atletas e praticantes de determinados esportes

O Kevlar, espécie de tecido, é um desses materiais. Ele é utilizado na borda dos pneus, substituindo o arame de aço. Com isso, os pneus ficam muito mais leves e resistentes. E há uma outra importante vantagem: tornam-se dobráveis. Isso facilita o transporte, fator importante, por exemplo, para os cicloturistas.

Além das diferenças de acordo com o tipo de bordas, a quantidade de cravos nos pneus também varia de acordo com a modalidade para a qual ele será utilizado.

Escolhendo o pneu correto - Há basicamente dois tipos de pneu: os com mais cravos e os mais lisos. Os primeiros devem ser utilizados em terrenos mais sujos, com pedras e até lama. Já os pneus mais lisos são recomendados para terrenos mais limpos, como estradas.

Outro fator que pode causar dúvida na escolha do pneu correto é a largura, que varia entre 1,7 e 3,0 polegadas. Os corredores de provas de velocidade (estrada) usam pneus mais finos, entre 1,0 e 1,5 polegadas. Como a aderência é menor, eles conseguem desenvolver maior velocidade.

Já no caso do mountain bike, a largura mais utilizada é 2,0 polegadas. Apenas para a prática do downhill, são utilizados os pneus de 3,0 polegadas, que têm quase a largura de um pneu de moto.

Calibragem dos pneus de acordo com o terreno


Um fator importante na hora de preparar a sua bike para a pedalada é a calibragem dos pneus. Uma calibragem adequada tornará a sua trilha mais confortável, segura e livre dos inconvenientes pneus furados. Então aqui seguem algumas sugestões:



  • Em caso de terreno com muitas pedras e cascalho, recomenda-se a calibragem dianteira (40-45lbs) e pneu traseiro (45 - 55lbs);




  • Estrada de terra, pneu dianteiro (55 - 60 lbs);




  • Em caso de barro, recomenda-se a calibragem mais baixa para dar mairo estabilidade a bike nas situações de baixo atrito: pneu dianteiro (35 - 40 lbs) pneu traseiro (38 - 45 lbs).

    Importante

    Estas calibragens valem para os bikers de aproximadamente 70kg, e que irão fazer subidas e descidas na mountain bike. Para quem pretende fazer apenas uphill ou downhill, as calibragens são diferentes. As pessoas mais leves usam calibragens menores e pessoas mais pesadas usam calibragem maiores.


  •  Webventure Bike

    Postador Marcio Wanderley

    Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
    «
    Proxima
    Postagem mais recente
    »
    Anterior
    Postagem mais antiga

    Nenhum comentário:

    Deixe uma resposta