» » A produção da bicicleta



Fluxograma genérico da produção de uma bicicleta

1. Quadro e garfo:

1.1. O fabricante encomenda os tubos extrudados já cortados e curvados conforme o projeto. Os materiais mais comuns são o aço carbono, aço cromo-molibdênio e alumínio.

1.2. Estes tubos são montados em um gabarito e soldados. Hoje em dia os grandes fabricantes utilizam solda TIG com atmosfera controlada e geralmente esta operação é robotizada. Pequenos fabricantes ainda podem utilizar o método manual.

1.3. Após o quadro e garfo soldados, são inseridos os pinos de ancoragem dos freios e outros acessórios.

1.4. No caso do alumínio, o conjunto é geralmente submetido a tratamento térmico apropriado para aumentar a resistência.

1.5. Usinagem: o conjunto passa por usinagem principalmente na caixa do movimento central e caixa de direção e também são feitos os furos e roscas para a fixação dos acessórios (porta caramanhola, refletores, bagageiros etc.).

1.6. Pintura: os grandes fabricantes utilizam pintura eletrostática em cabine apropriada, geralmente precedida pela aplicação de um primer anti-corrosivo.

1.7. Adesivagem: após a pintura são aplicados os adesivos, com a marca, modelo e algumas especificações do produto.

1.8. Verniz: após a adesivagem os bons fabricantes aplicam uma camada de verniz transparente.

2. Rodas

2.1. A maioria dos fabricantes não produz os aros que são comprados de terceiros.

2.2. As rodas são enraiadas aos cubos e centralizadas. Também os grandes fabricantes fazem esta operação com máquinas especiais.

3. Montagem

Geralmente os componentes também são comprados de terceiros, componentes estes que são: selim com canote, mesa, avanço, guidom e manoplas, caixa de direção, movimento central, pedivelas e pedais, catracas e passadores de marchas (quando houver), freios, refletores, cabos e conduites e correntes.
A montagem é feita de forma manual.

4. Ajuste

Os fabricantes de primeira linha fazem um ajuste fino e lubrificação nos componentes.

5. Embalagem

A maioria dos fabricantes utiliza caixas de papelão corrugado. Alguns protegem o quadro para evitar eventuais riscos ou danos a pintura.
A bicicleta é geralmente embalada parcialmente montada. Após o ajuste, são removidas a roda dianteira, selim com canote e a mesa do guidom, para que com isso consiga-se reduzir o tamanho da caixa. 

Fonte: Escola da Bike

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta