A UTILIZAÇÃO DE BICICLETAS COMO MODO DE TRANSPORTE E LAZER
PLANEJAMENTO PARA ÁREAS URBANAS E ENTÔRNO
PLANEJAMENTO PARA ÁREAS URBANAS E ENTÔRNO
"Nossa missão é fomentar o uso seguro, confortável e inteligente da bicicleta como modo de transporte e lazer nas cidades brasileiras".
Alguns Números:
# Frota nacional: 60 milhões de bicicletas
# Produção anual: 5 milhões de bicicletas (2004)
# Ciclistas usuários por dia no Brasil: 24 milhões
# Utilização das bicicletas produzidas:
53% para transporte
29% para uso infantil
18% para lazer e esporte
justificativa
Os benefícios do uso da bicicleta
Para o usuário:
# melhora a saúde e a auto-estima
# propicia liberdade
# é excelente para pequenas compras
# estaciona facilmente
# é de custo acessível
# é o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos
# possibilita fácil integração ao sistema de transporte coletivo
Para a sociedade:
# reaviva o bairro e a comunidade
# diminui custos previdenciários
# economiza espaço urbano
# diminui o número de veículos nas ruas
# diminui conflitos de trânsito
# melhora todos os índices ambientais
Para a Administração Pública:
# humaniza e valoriza a imagem da administração
# é um meio de locomoção simpático à população e com grande demanda reprimida
# é ferramenta importante na educação para o trânsito
# facilita o acesso ao pequeno comércio e polos geradores de produtos e serviços
# apresenta intervenções viárias, na sua maioria, simples e de baixo custo, e melhoram as condições de mobilidade de todos os não motorizados:
- pedestres, crianças, idosos
- cadeirantes
- skates, patins
- outros
objetivo
Nossa proposta tem como objetivo:
# a partir da individualização de cada caso, definir a política apropriada de fomento do uso da bicicleta na cidade.
# prover um conjunto de soluções que dêem segurança e confôrto ao ciclista; nos seus anseios, no seu relacionamento com a cidade, com o trânsito, pedestres, e todos os outros modos de transportes utilizados.
# propor soluções inteligentes e práticas procurando, ao menor custo, o maior benefício possível tanto para o ciclista como para a cidade como um todo.
metodologia
Partimos de quatro aspectos distintos:
1. conhecimento e respeito do que já existe na estrutura viária da cidade,
2. direitos e deveres do ciclista e o lugar da bicicleta no sistema viário,
3. o papel da bicicleta no sistema de transporte e sua integração,
4. a bicicleta relacionada à qualidade de vida individual e coletiva.
A partir da análise destes aspectos, propomos o ambiente cicloviário mais viável para a cidade.
O sistema cicloviário é um conjunto de ações simples, realistas, que respeitam o pré-existente, organizam a cidade e facilitam o uso da bicicleta, através de vias compatilhadas, ciclo-faixas, ciclovias e sinalização adequada.
estratégia operacional
1. levantamento da frota de ciclistas, bicicletas, sua utilização e desenvolvimento de uma lista de prioridades para atuação.
2. realização de um levantamento viário, urbano e social com diagnóstico detalhado para definirmos, em conjunto com os técnicos locais, o projeto final, níveis de intervenções, custos envolvidos, cronogramas de obras e implantação.
3. paralelamente ao diagnóstico da situação, desenvolvemos e ministramos cursos sobre gestão de planejamento cicloviário, segurança no trânsito e educação para ciclistas e outros envolvidos.
4. desenvolvemos também estudos de comunicação, de forma a maximizar a divulgação do projeto para a comunidade, com a utilização das diversas mídias disponíveis e viáveis, cumprindo, ao mesmo tempo, uma função educativa.
atividades
# análise da área física e topográfica.
# análise do traçado urbano e fluxo de deslocamentos.
# análise dos níveis de saturação das vias principais e possibilidade de utilização de vias alternativas.
# análise do sistema de transporte público existente e das possibilidades de integração com o ciclista.
# identificação dos polos de interesse tais como centros comerciais, indústrias, terminais de transporte público, pontos turísticos, etc.
# levantamento dos roteiros de lazer nos finais de semana
projeto executivo
# implantação de ciclo-redes (sistema de rotas para ciclistas e não motorizados, constituído de caminhos viáveis, seguros e sinalizados, alternativos aos corredores saturados), sempre que possível;
# outras necessidades específicas tais como ciclofaixas e ciclovias;
# implantação de bicicletários e pára-bicicletas em locais estratégicos para criar facilidade de estacionamento e incentivar a integração do ciclista com outros meios de transporte;
# implantação do programa de comunicação visual, respeitadas as especificidades de cada município;
# implantação do programa de divulgação do projeto para a comunidade.
projeto de educação para os ciclistas
# implementação de cursos de treinamento para ciclistas com o objetivo de educá-los tanto na utilização da bicicleta com ênfase na segurança para o trânsito, como no comportamento cívico.
treinamento de pessoal técnico
# implementação de cursos de treinamento para os funcionários técnicos dos departamentos de trânsito, que irão acompanhar todo o processo, e serão responsáveis pelo seu monitoramento.
Fonte: ABRACICLO e ESCOLA DA BIKE
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