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A UTILIZAÇÃO DE BICICLETAS COMO MODO DE TRANSPORTE E LAZER

PLANEJAMENTO PARA ÁREAS URBANAS E ENTÔRNO


"Nossa missão é fomentar o uso seguro, confortável e inteligente da bicicleta como modo de transporte e lazer nas cidades brasileiras".


Alguns Números:

# Frota nacional: 60 milhões de bicicletas

# Produção anual: 5 milhões de bicicletas (2004)

# Ciclistas usuários por dia no Brasil: 24 milhões

# Utilização das bicicletas produzidas:

    53% para transporte

    29% para uso infantil

    18% para lazer e esporte

 justificativa

Os benefícios do uso da bicicleta

Para o usuário:

# melhora a saúde e a auto-estima

# propicia liberdade

# é excelente para pequenas compras

# estaciona facilmente

# é de custo acessível

# é o mais prático meio de locomoção para pequenos trajetos

# possibilita fácil integração ao sistema de transporte coletivo

Para a sociedade:

# reaviva o bairro e a comunidade

# diminui custos previdenciários

# economiza espaço urbano

# diminui o número de veículos nas ruas

# diminui conflitos de trânsito

# melhora todos os índices ambientais

Para a Administração Pública:

# humaniza e valoriza a imagem da administração

# é um meio de locomoção simpático à população e com grande demanda reprimida

# é ferramenta importante na educação para o trânsito

# facilita o acesso ao pequeno comércio e polos geradores de produtos e serviços

# apresenta intervenções viárias, na sua maioria, simples e de baixo custo, e melhoram as condições de mobilidade de todos os não motorizados:

     - pedestres, crianças, idosos

     - cadeirantes

     - skates, patins

     - outros


 objetivo
      

Nossa proposta tem como objetivo:

# a partir da individualização de cada caso, definir a política apropriada de fomento do uso da bicicleta na cidade.

# prover um conjunto de soluções que dêem segurança e confôrto ao ciclista; nos seus anseios, no seu relacionamento com a cidade, com o trânsito, pedestres, e todos os outros modos de transportes utilizados.

# propor soluções inteligentes e práticas procurando, ao menor custo, o maior benefício possível tanto para o ciclista como para a cidade como um todo.

       
metodologia
      

Partimos de quatro aspectos distintos:

1. conhecimento e respeito do que já existe na estrutura viária da cidade,

2. direitos e deveres do ciclista e o lugar da bicicleta no sistema viário,

3. o papel da bicicleta no sistema de transporte e sua integração,

4. a bicicleta relacionada à qualidade de vida individual e coletiva.

A partir da análise destes aspectos, propomos o ambiente cicloviário mais viável para a cidade.

O sistema cicloviário é um conjunto de ações simples, realistas, que respeitam o pré-existente, organizam a cidade e facilitam o uso da bicicleta, através de vias compatilhadas, ciclo-faixas, ciclovias e sinalização adequada.
   
estratégia operacional
      

1. levantamento da frota de ciclistas, bicicletas, sua utilização e desenvolvimento de uma lista de prioridades para atuação.

2. realização de um levantamento viário, urbano e social com diagnóstico detalhado para definirmos, em conjunto com os técnicos locais, o projeto final, níveis de intervenções, custos envolvidos, cronogramas de obras e implantação.

3. paralelamente ao diagnóstico da situação, desenvolvemos e ministramos cursos sobre gestão de planejamento cicloviário, segurança no trânsito e educação para ciclistas e outros envolvidos.

4. desenvolvemos também estudos de comunicação, de forma a maximizar a divulgação do projeto para a comunidade, com a utilização das diversas mídias disponíveis e viáveis, cumprindo, ao mesmo tempo, uma função educativa.
   
atividades
  
      
# análise da área física e topográfica.

# análise do traçado urbano e fluxo de deslocamentos.

# análise dos níveis de saturação das vias principais e possibilidade de utilização de vias alternativas.

# análise do sistema de transporte público existente e das possibilidades de integração com o ciclista.

# identificação dos polos de interesse tais como centros comerciais, indústrias, terminais de transporte público, pontos turísticos, etc.

# levantamento dos roteiros de lazer nos finais de semana
  
  
projeto executivo
  
      
# implantação de ciclo-redes (sistema de rotas para ciclistas e não motorizados, constituído de caminhos viáveis, seguros e sinalizados, alternativos aos corredores saturados), sempre que possível;

# outras necessidades específicas tais como ciclofaixas e ciclovias;

# implantação de bicicletários e pára-bicicletas em locais estratégicos para criar facilidade de estacionamento e incentivar a integração do ciclista com outros meios de transporte;

# implantação do programa de comunicação visual, respeitadas as especificidades de cada município;

# implantação do programa de divulgação do projeto para a comunidade.
     
projeto de educação para os ciclistas
  
# implementação de cursos de treinamento para ciclistas com o objetivo de educá-los tanto na utilização da bicicleta com ênfase na segurança para o trânsito, como no comportamento cívico.

 treinamento de pessoal técnico
         
# implementação de cursos de treinamento para os funcionários técnicos dos departamentos de trânsito, que irão acompanhar todo o processo, e serão responsáveis pelo seu monitoramento.


Fonte: ABRACICLO e ESCOLA DA BIKE

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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