» » Noções de primeiros socorros




Calma é um remédio sagrado na emergência. Tenha em mente que os primeiros 5 minutos são cruciais para o acidentado, portanto mantenha a calma e não perca tempo: telefone para o resgate.
Fique atento ao som do resgate para orientar a posição correta do acidente. Quando o resgate tomar conta da operação ajude afastando os curiosos e dando espaço para eles trabalharem. Passada a emergência, pegar orientações com os médicos, dar acompanhamento e carinho podem fazer milagres na recuperação. O resto, deixe para especialistas.

1. em qualquer acidente evite movimentar o acidentado por uns minutos

2. se o acidentado não voltar ao normal isole a área e dê proteção até a chegada do socorro

3. caso necessário faça sombra no local do acidente

4. dê espaço para o acidentado respirar

5. afaste os curiosos do local

6. se o acidentado se recuperar e quiser seguir, olhe nos olhos e peça para ele dizer o nome, mostrar os dentes e apertar sua mão, para ver se as reações dele são normais. Se notar alguma dificuldade, não prossiga. Chame o resgate ou encaminhe o acidentado ao hospital.

7. antes de permitir que ele volte à bicicleta inspecione o acidentado para ver se há cortes profundos, se as articulações estão bem, solicitando que dobre os braços, abra e feche as mãos e tente dar alguns passos. Questione se há dor no abdome, cabeça ou tórax. Em caso positivo não é recomendado que volte pedalando.

8. em caso de corte da pele limpe a área externa sem jogar água dentro da área afetada. Avalie a extensão do corte. No caso de lesão superficial é suficiente faça boa uma lavagem com água e sabão, e depois se procure um médico. Para lesões profundas, que certamente requererão pontos cirúrgicos, é muito importante a lavagem da área com água e sabão, mas a limpeza interna deve ser realizada por um especialista.

9. caso haja sangramento procure estancar a área segurando um pano limpo com um pouco de pressão. Evite usar torniquete.

10. em caso de lesão muscular ou articular o uso de uma bolsa de gelo, separada da pele por um tecido, pode ajudar muito.

11. em caso de fratura menor, como de um dedo, imobilize a área e vá para o hospital. Fraturas importantes só com resgate de emergência.

Recomendamos a todo usuário de bicicleta a leitura da cartilha:
Noções de Primeiros Socorros no Trânsito do DENATRAN.
Arquivo pdf exige Acrobat Reader.
ou
Site DENATRAN

A Cruz Vermelha Brasileira oferece o curso:
Noções básicas de primeiros socorros, controle do pânico e técnicas básicas de resgate.
Se você se interessar, informe-se na filial da Cruz Vermelha Brasileira de sua região.
Acesso a Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo - Cursos Livres




emergência com a bicicleta



Use uma bicicleta de qualidade.
Quanto melhor a qualidade da bicicleta, menor a possibilidade de problema. Se a bicicleta passar pelas revisões periódicas a possibilidade de qualquer problema é menor ainda.
Um bom teste antes de sair com a bicicleta evita problemas no percurso.

Furou...
O ideal é sempre levar uma câmara nova. Não saia de casa sem ela. E se furar o pneu:

1. vá até um posto e retire a câmara furada

2. passe os dedos por dentro do pneu para ver se o que furou a câmara ainda está lá

3. coloque a câmara nova com um pouquinho de ar para ela não dobrar dentro do pneu

4. alinhe o bico da câmara no buraco do aro

5. antes de acionar o ar para encher o pneu baixe a pressão do manômetro eletrônico para evitar que o pneu estoure.

6. só depois que o pneu tiver um pouco de pressão e você tiver dado uma checada final na sua montagem e alinhamento, é que você deverá calibrar na pressão recomendada. Veja essa recomendação de calibragem na banda do próprio pneu.

7. revise mais uma vez para ver se o pneu está bem assentado no aro

Dicas
# Caso necessite espátula, use as blocagens das rodas e selim.

# No caso de bicicletas de estrada com pneu clincher o ideal é levar mais de uma câmara de reserva e 3 espátulas com pouca espessura e de material resistente.

# Pneus clincher, que precisam de no mínimo 70 / 80 libras para rodar, demandam bombas apropriadas.

# Para bico de câmara fino não se esqueça do adaptador de válvula.

# Uma boa bomba de pneu não necessita ser uma engenhoca muito sofisticada, mas deve ter qualidade.

Fiquei a pé...
Caso aconteça algum problema com a bicicleta, basta chamar um taxi ou algum amigo, tirar as rodas e o selim, com cuidado enfiá-la dentro do carro e voltar para casa.




transportar a bicicleta num carro



A melhor forma de transportar a bicicleta é dentro do carro. Na área externa, na capota ou na traseira, é mais fácil, mas desprotegido. A bicicleta pode ser facilmente roubada, sofrer com a chuva, detritos voando, portas de garagem...

Para colocar a bicicleta no interior do carro normalmente é necessário retirar as rodas e em algumas situações retirar também o selim. Dá trabalho, rouba espaço, pode sujar o interior ou danificar o carro se a bicicleta não estiver enrolada num cobertor ou numa mala especial. Mesmo em carro pequenos a bicicleta costuma entrar.

Qualquer tipo de rack muda o comportamento do carro, aumentando o arrasto aerodinâmico e o gasto de combustível, mudando o centro de gravidade, diminuindo a capacidade de aceleração, portanto diminuindo também a segurança. Se sua opção é pelo rack compre um que tenha boa qualidade. Estou cansado de ouvir histórias de bicicletas caindo na rua ou estrada. Muito triste. Compre o rack próprio para seu carro e assim evite danos na carroceria.

Onde transportar a bicicleta é um pouco questão de gosto pessoal, mas pense bem: sua bicicleta merece a segurança de estar dentro do carro. Pode ser trabalhoso, desajeitado, mas depois que pegar o jeito verá que é muito melhor.

A qualidade da bicicleta e seu transporte
# há uma grande diferença entre transportar uma bicicleta de baixa qualidade ou uma de alta qualidade
# bicicletas de qualidade desmontam e montam as rodas e o selim com muita facilidade, além de não ter cantos vivos e cortantes
# outra grande diferença está no peso
# se a questão de transporte da bicicleta é realmente muito importante e freqüente leve em conta a possibilidade de usar uma bicicleta dobrável

transportando a bicicleta dentro do carro
# consiga um cobertor ou tecido semelhante para embrulhar a bicicleta
# muito cuidado com as partes que contenham graxa ou óleo, em especial corrente e engrenagens
# mantenha um conjunto de cordas elásticas no porta-malas e sempre prenda a bicicleta para evitar que ela se movimente
# evite que ela se apóie no vidro. Se for inevitável coloque um protetor para evitar o contato direto com o vidro
# cuidado com áreas cortantes no estofamento ou tapeçaria
# cuidado para não forçar o câmbio traseiro
# e se for detalhista, use um cubo dianteiro com blocagem no garfo quando este estiver sem a roda.

fora do carro:
# é muito importante que o rack tenha boa qualidade
# o rack tem que estar perfeitamente fixado na carroceria e firme para as bicicletas
# a placa e as lanternas do carro não podem ser encobertas pelo rack traseiro - o carro pode até ser apreendido
# com a bicicleta montada no rack não deve exceder a largura do carro
# cuidado para que pedal, coroa, manete de freio ou guidão não toque na lataria
# veja se os passadores de marchas não estão sendo forçados
# cuidado para não danificar a pintura ou até mesmo os tubos da bicicleta - o que é muito comum
# aprenda a usar bem cordas elásticas

dentro de uma caminhonete, ônibus ou caminhão
# prenda a bicicleta na carroceria sempre com cuidado com as peças delicadas
# se não for possível prendê-la, pelo menos trave as rodas de maneira a que elas não rodem, o que evitará que a bicicleta fique passeando durante o transporte
# procure sempre colocar a bicicleta entre os eixos de um veículo grande, pois sobre os eixos a trepidação é maior. 

Fonte: Escola da Bike

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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