» » Projeto incentiva uso de bicicleta para deslocamento até trabalho

Fonte: Portal FIESC

Florianópolis/SC - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das formas de reduzir a inatividade física dos trabalhadores da indústria é incentivar o uso de formas alternativas de deslocamento como, por exemplo, a bicicleta. Uma pesquisa com trabalhadores das indústrias apontou que 13,1% dos trabalhadores catarinenses usam a bicicleta como forma de deslocamento ao trabalho. Diante desse quadro, o SESI/SC desenvolveu um projeto de inovação social que pretende auxiliar as indústrias a contribuírem com a melhoria da qualidade de vida do industriário e para a sustentabilidade do planeta.

O "Deslocamento ativo dos trabalhadores, com uso de bicicleta, na indústria" é um projeto que começou com uma extensa pesquisa, iniciada em outubro de 2010 e com conclusão prevista para fevereiro de 2012. Em seguida haverá uma etapa piloto, em parceria com a Tupy, de Joinville, empresa que conta com um número significativo de funcionários ciclistas. Além de incentivar o uso da bicicleta, uma alternativa de transporte saudável, seguro e sustentável, o projeto tem como foco a mudança de comportamento relacionada ao deslocamento ativo. O resultado do projeto é um produto que deve ser oferecido para outras indústrias a partir do segundo semestre de 2012, e contará com ações informativas e educativas sobre o uso da bicicleta de forma segura, palestras com o tema meio ambiente, além de atividades práticas como circuito ativo, jogos cooperativos e teatro.

Em dezembro, o Sistema FIESC também incentivou o deslocamento ativo por meio de palestras, distribuição de bicicletas e cartilhas sobre os benefícios da sua utilização, entre eles a agilidade no trânsito, redução no custo do transporte e na manutenção, menor exigência de infraestrutura para os estacionamentos, além de não emissão de gases poluentes ou geradores do efeito estufa.

Um levantamento, realizado pelo SESI/SC com base na região de atuação da entidade, também mostra que em Blumenau 7,5% dos trabalhadores utilizam bicicletas para trabalhar, na Grande Florianópolis são 19,7%, em Jaraguá do Sul 24,4%, em Joinville 12,8%, em Lages 12,3%, no Meio Oeste 3,9%, no Oeste 4%, no Planalto Norte 10,5% e no Sul do estado 15,2%.

As empresas brasileiras produzem e vendem cerca de 5 milhões de bicicletas por ano. Grande parte delas é utilizada por operários para locomoção ao trabalho. Atualmente, a frota nacional é a sexta maior do mundo com 75 milhões de bicicletas. Estima-se que 4% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte. Mas apesar do número expressivo de bikes, o Brasil possui apenas 600 quilômetros de ciclovias.

Segundo o superintendente do SESI/SC, Hermes Tomedi, a iniciativa é exemplo de projetos que promovem a inovação social e estimulam os trabalhadores da indústria a participarem do processo de melhoria interna da empresa e também da comunidade, com o apoio da própria empresa. "O SESI/SC desenvolve produtos que oferecem às indústrias catarinenses soluções sociais inovadoras e de qualidade, que contribuem para a sustentabilidade da empresa e da comunidade em geral", fala Tomedi.
seria bom que os nossos governates pensasen assim tambem inclusive o de nossa cidade Limoeiro

Postador jair ferreira

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta