» » Ciclista - Ciclovia

Nem carro nem ônibus. Ampliar e qualificar a mobilidade da população significa investir na malha cicloviária da cidade. Bem mais baratas do que viadutos e corredores elevados, as ciclovias não têm congestionamentos, atendem a todas as classes sociais e são saudáveis. Essa é a receita de mobilidade do empresário de tecnologia e ciclista por opção Tuca Andrade, 52 anos, que desistiu do automóvel como meio de locomoção para aderir à bicicleta. “Gastava R$ 700 por mês de combustível e dependia do carro até para ir à padaria. Cansei. Vendi o automóvel e comprei uma moto de cem cilindradas. Depois, uma bicicleta. Minha vida mudou. Hoje, gasto R$ 150 de gasolina por mês, cuido da saúde, não sofro no trânsito e levo muito menos tempo para chegar ao trabalho”, resume.

Quase todos os dias da semana, Tuca Andrade sai de casa, na Rua Setúbal, em Boa Viagem, e percorre de bicicleta dez quilômetros até o escritório, na Ilha do Leite, área central do Recife. À noite faz o caminho inverso. Gasta 35 minutos. De carro, no horário que costuma sair - 7h45 - levaria uma hora, dependendo do roteiro que optasse. O empresário, entretanto, precisa ter coragem. Por não ter uma malha cicloviária apropriada, arrisca-se entre os carros e por caminhos inseguros. “Eu só conto com a ciclovia da Avenida Boa Viagem, que tem inúmeros problemas, como o acúmulo de água e a falta de espaço para os pedestres aguardarem a travessia. Ela representa quatro quilômetros do meu percurso. Os seis restantes são por comunidades carentes”, diz.

Tuca Andrade corta o Bode, no Pina, passa pela Ponte Paulo Guerra, Cabanga, Avenida Sul e Rua Imperial, entra nos Coelhos e chega à Ilha do Leite. “Nunca tive problema de segurança, mesmo à noite. Mas com uma ciclovia ligando Boa Viagem ao Centro, sem dúvida minha mobilidade e segurança seriam maiores.”

Postador jair ferreira

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta