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Para que serve o capacete?

A principal função de um capacete e ser um equipamento de proteção! No motociclismo não existe excessão: todo piloto e passageiro devem devem utilizar equipamentos de proteção e especialmente um capacete fabricado de acordo com as mais rígidas regras interncionais de proteção.

Capacetes protegem! Pilotos conscientes com sua própria segurança usam capacete por vontade própria toda vez que utiliza uma motocicleta; nós sabemos que você também é consciente.

O que um capacete faz por você?

Antes de mais nada, é o mais efetivo equipamento de proteção que você poderá usar ao pilotar uma motocicleta. Pense nisso ao mesmo tempo em que acionar de ignição de sua motocicleta: pegue a chave e seu capacete. Eles andam juntos. O capacete não é a garantia completa de segurança do motociclista, mas em um acidente, o capacete ajudará a proteger o seu cérebro, sua face e sua vida!

Combinado com outros equipamentos de segurança, cursos de pilotagem, licenças de motorista e respeito público, o uso de capacete e equipamentos é apenas um dos itens para sua segurança.

Você espera nunca "precisar" da proteção de seu capacete, assim como você nunca espera ter que utilizar o sinto de segurança de um automóvel. Porém acidentes acontecem. Não podemos prever quando e como serão.

Além do mais, um bom capacete resulta em uma pilotagem mais alegre, devido ao fator conforto: uma verdade! Ele corta o barulho do vento na altura dos ouvidos; nas rajadas de vento seus olhos e face são totalmente protegidos contra insetos e outros objetos que possam lhe ferir. Também contribui contra os fatores climáticos, como temperatura, chuvas, granizos, etc...

Em resumo, o uso do capacete demonstra a total consciência de responsabilidade por parte de um motociclista. Nós levamos nossas vidas e o motociclismo a sério. Utiliza o capacete, independente se exigido por lei, é uma proteção de suas atitudes ao dirigir.


Para que serve o capacete?

Capacetes diferentes, protegem de maneiras diferentes. Existem capacetes para diferentes propósitos, como: capacetes para futebol americado, capacetes militares, capacetes para ciclismo, motociclismo, entre outros. Nenhum deles é funcional para outro propósito. Capacetes para motociclismo são extremamente sofisticados e especializados para o propósito que foram concebidos. Eles são desenvolvidos cuidadosa e cientificamente durante o passar dos anos.

Quatro componentes básicos trabalham em conjunto para o melhor resultado em um capacete de motocicleta: um casco externo, um revestimento de absorção de impacto, um forro confortável e um bom sistema de retenção.

O que a gente enxerga em primeiro lugar é o casco externo, geralmente feito com compostos de fibras reforçadas e similares ou termo-plástico injetado, como poli-carbonato. Estes materiais são extremamente rígidos, porém desenhado e concebido para ser comprimido ao atingir um local duro. Esta ação de compressão dispersa a energia do impacto como intuito de faze-la chegar o mais fraca possível em sua cabeça, porém não trabalha isoladamente para total proteção.

Dentro do casco externo está o revestimento de absorção de impacto, que é tão importante quanto o casco externo. Geralmente são utilizados poliestirenos expandidos (mais conhecido como poliestireno). Esta densa camada acolchoada absorve o choque do capacete em uma superfície dura e dissipa ainda mais a energia absorvida.

Ambos, casco externo e revestimento de absorção de impacto, ao serem atingidos com força dissipam a energia por todo o material do capacete, de forma previamente estudada e testada. Quanto mais efetiva a transferencia e absorção desta energia, menor será as chances da mesma ou parte da mesma atingir sua cabeça e resultar em ferimento. Alguns cascos externos de capacetes delaminam durante um impacto. Outros trincam ou quebram ao serem atingidos por um impacto severo; este é um dos resultados de um impacto sofrido por um capacete. Ele está fazendo o seu trabalho na proteção de sua cabeça. Alguns danos resultantes dos impactos no casco externo podem não ser aparentes a olho nú, podendo parecer estar em perfeitas condições, porém é bem provavel que este capacete não tenha mais plena eficiência no caso de um próximo acidente e, portanto, deve ser imediatamente substituído.

O forro confortável é o enchimento de espuma macia com uma camada de tecido que se situa em volta e ao lado de sua cabeça. Ele ajudá no conforto e na manutenção firme de sua cabeça dentro do capacete, para que não fique folgado. Em alguns capacetes, este forro pode ser removido para limpeza.

O sistema de retenção, ou cinta jugular, é extremamente importante. É a única peça que mantem a sua cabeça dentro do capacete durante um impacto. A cinta é presa ao casco externo. Toda vez que você veste o capacete, ajuste corretamente o sistema. Esta atitude toma apenas alguns segundos. Dirigir com o seu capacete sem estar travado pelo sistema de retenção é tão questionável e inefetivo quanto dirigir um carro sem o sinto de segurança.


Qual o capacete certo?

Mesmo que o desenho, cor e o preço do capacete sejam itens importantes na escolha do seu capacete, pense sempre em primeiro lugar na segurança e no conforto. Um capacete modelo full-face (fechado) lhe proporcionará a maior segurança possível, uma vez que protege grande parte da cabeça. Geralmente possui uma viseira/lente removível que protege os olhos quando fechada. Atletas e competidores preferem este tipo de capacete para mais proteção e conforto.

Um capacete modular muitas vezes é a escolha de alguns pilotos. É construido com os mesmos componentes básicos, porém não oferecem a mesma proteção do modelo full-face (fechado) quando estão na posição "aberta". Se você utiliza um capacete modular, você deve ter uma opção de viseira (oculos) para utiizar quando estiver na posição "aberta".

É grande a quantidade de capacetes com qualidade disponível no mercado, nas mais diferentes faixas de preço e propósito. Uma simples olhada no display de capacetes de uma loja você verá que as mais diversas cores, desenhos e tamanhos estarão disponíveis ao seu gosto. Muitos fabricantes estão coordenando a pintura de seus capacetes com os ultimos lançamentos de motocicletas no mercado. E a vez dos capacetes pesados e ultrapassados já se foram. Atualmente são fabricados com compostos extremamente leves e evoluindo ano após ano. Os fabricantes também estão trabalhando para que sejam mais baratos, resistentes e confortáveis, sem perder a qualidade.

O que realmente você deve se atentar ao comprar um capacete é que ele atenda a todas as rigorosas especificações técnicas de segurança. A maneira de confirmar se este capacete está aprovado pela legislação de segurança e procurando o adesivo na parte interna ou externa do mesmo.

Cada país possui seus testes de acordo com a legislação vigente:

Impacto: a capacidade de absorção de um capacete durante o impacto.
Penetração: a capacidade do capacete segurar a penetração de um objeto pontiagudo.
Retenção: a capacidade da cinta jugular se maner fechada sem estourar ou esticar.
Visão Perimetral: o capacete deve oferecer o mínimo de visão lateral, de um lado ao outro.

Todos os capacete comercializados oficialmente no Brasil devem ser testados por órgão creditados pelo INMETRO e, após aprovação total, devem ter colado no casco externo o selo de certificação.


Qual o tamanho certo?

A escolha do tamanho de seu capacete vai muito além do que apenas utilizar o tamanho de um chapeu/boné como referência. No entando, o tamanho do seu chapeu/boné já é uma boa referência para achar o tamanho ideal. Se você não sabe o tamanho de capacete que utiliza, você pode usar o gráfico acima como referência. Meça o tamanho de sua cabeça, com uma fita métrica, no ponto em que tenha a maior circunferência - geralmente logo acima da sombrancelha. Tire a medida por alguma vezes, para que você garanta que a fez no local de maior circunferência. A maioria dos capacetes são comercializados nos tamanhos PP(54), P(56), M(58), G(60), GG(62). O tamanho do capacete varia de acordo com o fabricante e modelo.

A melhor maneira de experimentar um capacete

1. Segure-o pela cinta jugular. A parte de cima (externa) do capacete deve estar apontada para baixo.
2. Coloque o seu polegar na parte interna da cinta jugular, equilibrando o capacete com o resto de sua mão/dedos.
3. Faça uma pequena pressão com o polegar para abrir levemente o vão interno do capacete e escorregue lentamente para encaixar em sua cabeça.

O capacete deve estar encaixado sem folga em sua cabeça e pode até parecer um pouco apertado até que se assente corretamente em seu local correto. Certifique-se de que ele esteja perfeitamente ajustado e acomodado em sua cabeça. O capacete não pode apresentar o movimento frontal e traseiro como o de um chapéu. Lembre-se de que, se o seu capacete estiver muito grande, diversas consequências podem ocorrer: ele irá se mover para frente a para tráse, para cima e para baixo quando você menos esperar, apresentando fortes ruídos, principalmente o de vento e o pior de tudo, pode sair da sua cabeça no caso de um acidente!

Uma vez que o capacete estiver ajustado em sua cabeça, efetue alguns outros testes de ajuste antes de travar/fechar a cinta jugular:

1. O forro do queixo devem encostar levemente na parte lateral do queixo, sem gerar desconforto pela pressão.
2. Não pode existir espaço entre as temporas e a parte de cima da sombrancelha.
3. Se o capacete tiver um ajuste na nuca, este não pode estar empurrando a sua capacete para longe da parte posterior do capacete.
4. Nos capacetes full-face (fechado), empurre a parte frontal inferior externa (queixo) no sentido contrário de sua cabeça. A parte de proteção facil não pode tocar o seu nariz e ponta do queixo. Se isto ocorrer, certamente também ocorrerá quando atingir velocidades altas, gerando desconforto.

Ainda com o capacete devidamente encaixado na cabeça e a cinta jugular devidamente fechada e travada, mova-o de um lado para o outro, de cima para baixo, com sua mãos. Se estiver devidamente encaixado, sua pele deve se mover levemente junto com o movimento do capacete. Você deverá sentir uma pequena e leve pressão nos pontos de contato com a cabeça. Lembre-se também que o capacete irá se moldar a sua capacete depois de um certo tempo. Um novo capacete deve ser tão justo a ponto de não comprometer o seu conforto.

Agora, ainda com a cinta jugular fechada e travada e com cabeça divelada, tente rolar o capacete para frente de sua cabeça. Você não deverá conseguir retirá-lo de sua cabeça. Se conseguir, definitivamente o capacete está grande para você.

Tire o capacete. Você sente alguma sensação de ferida/dor em algum local de sua cabeça ? Existe algum ponto de vermelhidão na sua teste ou região ? Pontos de pressão podem gerar desconforto e podem causar dor de cabeça após um longo periodo de pilotagem, portanto tenha certeza de que seu capacete não está lhe causando nenhum desses sintomas. Se estiver, experimente o tamanho mais próximo ou outro modelo de capacete. A cabeça humana não segue um padrão unico de tamanho.

Se mesmo assim você não estiver certo do tamanho do seu capacete, fique com ele na cabeça e ande pela loja para ter maior certeza de que as sugestões acima estão sendo atendidas. O capacete é o mais importante investimento para sua segurança, independente do preço sugerido. Tenha absoluta certeza de que a escolha feita é a correta para você.


Como cuidar do capacete?

Siga o manual do fabricante, na parte que trata sobre limpeza e cuidados com o seu capacete. Use apenas a quantidade de sabão e tipo recomendado. Evite qualquer tipo de produto derivado de petróleo, especialmente se você possui um capacete em policarbonato. A exposição a fortes agentes de limpeza podem causar lenta decomposição e redução na eficácia da proteção de seu capacete.

Mantenha a viseira/lente de seu capacete sempre limpa. Geralmente, o uso de sabão neutro e um pano macio resolvem nesta limpeza. Se a lente for riscada, substitua. Uma lente riscada pode resultar em grande dificuldade para uma visão limpa. A noite, pode distorcer perigosamente sua visão e o reflexo com luzes.

O capacete é forte e resistente, mas deve ser tratado como item frágil. Isto quer dizer que, você não vai querer deixar seu capacete cair em superfícies duras. Pode danificar e inutilizar o seu capacete. Lembre-se que sua função é a de absover os impactos.

Não é recomendável guardar seu capacete proximo à gasolina, fluídos de limpeza, sistemação de exaustão ou calor excessivo. Este fatores podem resultar na degradação das matérias primas do capacete e geralmente estes danos são imperceptíveis ao olho humano. Leia as informações que acompanham o capacete para que você entenda quais os cuidados ideais.

Atente-se em ler as informações referentes a pintura, decoração, uso de spray ou uso de decalques/adesivos em seu capacete.

Nunca apoie o seu capacete no espelho retrovisor, piscas ou protetor de mão de sua motocicleta. O material do forro interno pode ser facilmente danificada ao ser apoiada. De fato, evite carregar um segundo capacete consigo, a não ser que esteja muito bem preso ou sendo utilizado na cabeça do passageiro. Mesmo as pequenas trepidações e buracos durante a pilotagem pode resultar em danos ao capacete, quanto carregado de forma imprópria. Ao transportar o segundo capacete em sua motocicleta fique atento para que o mesmo não fique próximo do motor, pois o calor gerado pelo mesmo podera alterar a forma do forro interno, bem como danificar a pintura.

Ao retirar o capacete da cabeça, procure um local plano e seguro para o mesmo. Em algumas motocicletas, ao colocar o capacete sobre o tanque, poderá expor o mesmo à gases através do respiro. Caso optar por colocar o capacete em cima do banco, certifique-se de que o mesmo não corrar o risco de cair.


Quando trocar?

Substitua o seu capacete no caso dele ter sido envolvido em um acidente, pois a probabilidade dele ter feito o papel de absorção do choque é grande. Alguns fabricantes de capacetes inspecionam o mesmo no caso de ter sofrido um acidente e, quando possível, arrumam o local danificado. Se você deixar o seu capacete cair no chão, utilize este tipo de serviço para se certificar de que o capacete está em plenas condições de uso.

A maioria dos fabricantes de capacete recomendam substituir o capacete de quatro (4) para cinco (5) anos de uso. Caso encontre qualquer sinal de dano antes deste prazo, substitua o mesmo imediantamente.

Por que substituir o seu capacete em poucos anos se ele aparenta estar novo ? Sua funções de proteção podem se deteriorar com o passar do tempo. O forro do queixo pode perder a sua expessura original e os pontos de fixação podem ficar "cansados". A melhor razão para esta troca é que os capacete continuam a evoluir. As chances de você adquirir um melhor capacete (mais resistente, mais leve e mais confortável) neste periodo de quatro a cinco anos são muito grandes, em relação ao seu capacete atual. Poderá até mesmo custar menos!

Você não se lembra quando comprou o seu capacete ? Verifique a etiqueta na cinta jugular ou etiqueta permanante em outro local do capacete. Todos os capacetes devem conter a informação da data (mês e ano) em que foi fabricado. Se você não encontrar estas informações no seu capacete ele deverá ser substituído imeditatamente!

Só pra descontrair...


Fonte: http://www.lazercapacetes.com.br/ciclismo/paginas/duvidas.php

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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