» » Geometria e medidas do quadro da bicicleta

Geometria é o que define a finalidade e o comportamento que a bicicleta terá
É o resultado da associação das medidas dos comprimentos dos tubos e ângulos do quadro da bicicleta.
De maneira mais detalhada e sofisticada, é necessário incluir aí todas variáveis de espessura e desenho dos tubos que serão utilizados na construção da bicicleta.


Tubo de selim do quadro da bicicleta = st
Essa medida é usada como base para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista e é geralmente a medida do tamanho nominal da bicicleta.

# As bicicletas de estrada ou hibridas são medidas em centímetros (padrão europeu)
# Mountain bikes, nascidas nos Estados Unidos, são medidas em polegadas

A medida do comprimento tubo de selim é tomada do início desse tubo até o centro do tubo onde se encaixa o pedivela da bicicleta (eixo do movimento central da bicicleta)

Nos diferentes tipos, tamanhos ou marcas de bicicletas esse tubo pode apresentar, além de comprimentos diferentes, diâmetros diferentes

Alguns fabricantes tomam a medida do centro do eixo de movimento central ao centro do tubo superior
Tubo superior do quadro da bicicleta = tt
Medida do comprimento tubo superior do quadro, bastante importante e usada como base para definir o tamanho da bicicleta para o ciclista

Essa medida de comprimento é tomada do centro do tubo dianteiro ao centro do tubo de selim, em linha reta paralela ao chão
Tubo dianteiro do quadro da bicicleta = ht
Medida do comprimento tubo dianteiro do quadro, tomada do inicio ao final do tubo

Tubo onde se encaixa o garfo da bicicleta
Ângulo do tubo de selim e ângulo do tubo dianteiro da bicicleta
O equilíbrio dinâmico da bicicleta também é muito influenciado pelas medidas dos ângulos do tubo dianteiro de caixa de direção e caster do garfo (hta)

Variações do ângulo do tubo de selim servem normalmente para mudar a postura e o conjunto muscular que o ciclista usará pedalando (sta)

Tubo inferior traseiro do quadro da bicicleta = rc
# Chainstay mais longo: maior a "torção" da traseira da bicicleta
# mais conforto no pedalar pela absorção de impactos na traseira
# mais lenta a bicicleta

Chainstay mais curto:
# menor absorção de impactos na traseira da bicicleta
# desempenho melhor em subidas e sprints
# bicicleta mais agressiva
Altura do tubo superior da bicicleta em relação ao chão e ao ciclista
Medida do chão até o ponto do tubo superior onde o ciclista, com os pés no chão, mantém a bicicleta entre as pernas. Essa é uma das mais importantes medidas da bicicleta:

# essa medida deve ser sempre inferior a medida do "cavalo" do ciclista
# para evitar desconforto e acidentes deve haver uma folga de 2 a 8 cm entre o cavalo do ciclista e o tubo superior
# nas bicicletas de corrida (speed), híbridas e estradeiras essa folga pode estar mais próxima dos 2 cm
# nas Mountain Bikes a folga deve estar bem próxima a 8 cm ou mais, dependendo da modalidade do esporte

Distância entre eixos
# Medida mais longa, ideal para iniciantes a bicicleta tem reações mais lentas e previsíveis
# são mais confortáveis pois absorvem melhor os impactos do solo
# proporcionam maior estabilidade ao ciclista

Medida curta, ideal para profissionais
# quanto mais curta é a bicicleta, mais rápidas são suas reações tanto direcionais como nas respostas à força do ciclista

Bicicletas de competição costumam ser bem mais curtas que bicicletas de passeio ou para iniciantes

Fonte: Escola da Bike

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta