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Como fazer manutenção e macânica básica de bicicletas

O bom mecânico é aquele que tem plena consciência que só deve desmontar algo em último caso. Um trabalho bem realizado dura mais tempo, o que evita futuros "monta e desmonta, ajusta e reajusta".

Hoje em dia é muito fácil simplesmente trocar uma peça. É mais rápido, mas faz com que o mecânico não procure entender as causas do problema. E fazer mecânica de boa qualidade é justamente entender estas causas, os princípios de ação e reação.

Seja mecânico - pense!

É preciso analisar a bicicleta como um todo para descobrir o defeito. Por exemplo, um problema na troca de marchas de uma bicicleta pode vir do câmbio, do cabo de aço, do passador de marchas ou de simples regulagem. Nem sempre a simples troca de um componente resolve o problema. É preciso analisar o conjunto montado na bicicleta. Outro alerta é quanto aos sonhados "upgrades" na bicicleta: voce pode fazer com que o conjunto simplesmente não funcione!

Como agir para executar um bom trabalho?

Exerça sua capacidade de análise, de diagnóstico. O bom mecânico é aquele que entende realmente o equipamento que está trabalhando e faz o diagnóstico correto da causa do problema. Resolver a questão de forma rápida, mas sem entender o que realmente está acontecendo não é sinônimo de bom mecânico. Um bom mecânico deve ter paciência e discernimento.

as bicicletas

Boa parte dos acidentes envolvendo ciclistas é causada por falha mecânica ou falta de manutenção, devido a negligência ou falta de conhecimento do proprietário. Mantenha sempre sua bicicleta em ordem.

Bicicleta ruim não dá ajuste ou regulagem, quebra fácil, pode ser perigosa e causar acidentes.
A qualidade da bicicleta está diretamente relacionada com a segurança e prazer do ciclista.
Quanto melhor a qualidade mais segura ela é e menos manutenção ela dará.

Revisões periódicas na bicicleta

É importente fazer pelo menos uma revisão completa na bicicleta a cada 6 meses.
Tenha sempre em vista uma boa bicicletaria, na qual você tenha plena confiança, para a execução de uma revisão completa, principalmente se sua bicicleta conter peças muito sofisticadas e caras (amortecedores, por exemplo).

quem é você?

# Alguém que entendeu o problema e sabe como resolver? Situação fácil, mãos à obra!

# Alguém que não entendeu o problema mas tem condições de trabalho? Procure ler o manual técnico da peça ou sistema. Outra forma é buscar informação com amigos ou numa bicicletaria.

# Alguém que não tem conhecimento ou condição de trabalho apropriada, faça o investimento necessário ou procure uma bicicletaria para consertar para você.

Lembramos: Com calma qualquer um consegue. Se não conseguir e não souber como resolver o problema, não se envergonhe, leve até a bicicletaria. Pode ser uma medida mais inteligente.

o início da prática da mecânica

Ações simples que qualquer mecânico e ciclista deve fazer:

# Apertar o pneu para saber se está cheio ou não.
A calibragem correta está escrita na lateral do pneu. Não coloque a pressão máxima especificada e procure manter o pneu sempre calibrado. Isso aumenta a vida útil da câmara e do pneu.

# Ver se a ponta do selim está alinhada com o quadro e em paralelo com o chão.
Não pode estar nem para baixo, nem para cima, tampouco para o lado.

# O selim tem que estar completamente fixo - não pode mudar de posição.
Dê uns murros na ponta para baixo e para os lados - o selim não pode se mexer. Caso mexa é necessário apertar o parafuso que está debaixo do selim ou o grampo do canote de selim.

# Acionar com força o freio dianteiro e chacoalhar o guidão para frente e para trás. Se houver um barulho de cleque-cleque ou movimentação suspeita é porque a caixa de direção deve estar solta.

# Acionar com força os freios e empurrar a bicicleta para frente com vontade - a roda da bicicleta não pode girar. Caso gire, os freios estão mal regulados.

# Girar as rodas para ver se elas giram soltas. Se raspam na sapata do freio e param rápido é necessário fazer uma centragem da roda ou ajuste do freio.

# Se ao girar a roda, o aro estiver centrado, as sapatas não rasparem no aro e mesmo assim a roda não girar livremente provavelmente é necessário ajuste nos cubos.

# Se as rodas giram sem problemas, os pneus calibrados e mesmo assim a bicicleta parece mais pesada do que deveria, é provável que o movimento central esteja mais apertado do que deveria.

# Ouvir a bicicleta enquanto pedala: quando bem ajustada e regulada não faz qualquer barulho.

# Bicicletas de alumínio, em especial, mostram barulho de qualquer folga ou desajuste. Talvez os cleques cleques venham das blocagens (travas rápidas) pouco apertadas. Veja a pressão das blocagens das rodas e do canote de selim.

# Se você não for capaz de descobrir o que faz barulho com a bicicleta rodando, mexa parte por parte da bicicleta até descobrir onde está a folga.

# Verifique se não há amassados ou rachaduras. Qualquer anormalidade no guidão, garfo ou pedais só volte a usar a bicicleta depois da troca da peça.

# Acionado o passador, a marcha tem mudar de maneira rápida e precisa. Não pode pular ou fazer barulho de estar raspando.

# É extremamente importante manter todos refletores sempre limpos e alinhados para frente e para a trás. Não se esqueça dos refletores de roda e pedais. A maioria dos acidentes acontece porque o ciclista se torna invisível no escuro e refletores pode ser a diferença entre vida e morte. 

Aguardem a parte dois...
Fonte escola da bike

Postador Marcio Wanderley

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
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