» » Dinamarca quer estimular no Brasil uso da bicicleta

Exposição e seminário no Rio defendem a sustentabilidade sobre duas rodas


Em Copenhague, 40% da população pedala diariamente (crédito: ArTo - Fotolia.com)
Tamanho da letra
Da redação
postado em 10/06/2010 15:43 h
atualizado em 10/06/2010 15:56 h
A Embaixada e o Instituto Cultural da Dinamarca trazem para o Rio de Janeiro, de 12 de junho a 25 de julho, o projeto Dreams on Wheels - Cultura de ciclismo dinamarquesa para a sustentabilidade urbana. O projeto acontece no Centro de Artes Hélio Oiticica, e compreende diversas atividades, como exposição e palestras sobre cicloviários e mobilidade sustentável, além de passeios ciclísticos pela cidade.

Em tempos de preparação das cidades-sede para a Copa 2014, a proposta dos dinamarqueses vem a calhar, como exemplo para as autoridades brasileiras de um planejamento de infraestrutura viária em moldes mais sustentáveis.
O projeto Dreams on Wheels (sonho sobre rodas) já circulou por onze países, como México, Japão, França, Rússia, Canadá e Estados Unidos, entre outros. Assim como nesses locais, no Brasil, a proposta é mostrar como é o estilo de vida dinamarquês sobre duas rodas.

Copenhague foi a primeira cidade no mundo a promover o empréstimo público de bicicletas, um modelo que depois se espalhou por vários países da Europa. A cidade ostenta também uma taxa de uso da bicicleta altíssima - cerca de 40% dos habitantes pedalam diariamente, e o hábito, cultuado há muito tempo, está enraizado culturalmente. Por isso, a paixão pelas bicicletas, aliás algo universal, hoje inspira debates em todo o mundo, e é vista pelos escandinavos como uma importante alternativa sustentável de mobilidade.

Seminário, exposição e passeio ciclístico
Durante o evento, serão realizados seminários com especialistas em arquitetura urbana e mobilidade sustentável, que abordarão questões como estratégias de planejamento urbano, melhores práticas internacionais de mobilidade urbana e até o design de bicicletas.

Na área expositiva, a Gehl Architects, consultoria especializada no assunto e com projetos premiados em seu currículo por todo o mundo, irá demonstrar estudos de caso em que cidades se transformaram com uso da bicicleta. A mostra traz ainda uma seleção de bicicletas-conceito, de marcas e modelos mundialmente consagradas. E instalações sobre a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que aconteceu em 2009 em Copenhague.

Programação
12/6, às 16h: Abertura
13/6, às 10h: Passeio ciclístico. Percurso: do Posto 6 (Copacabana) até o Centro de Artes Hélio Oiticica (Praça Tiradentes)
16 e 17/6, das 9h às 17h30: Seminário “A bicicleta e as Cidades” e visita técnica a ciclovias. Um dossiê com propostas de melhorias de ciclovias será entregue à prefeitura do Rio. Inscrições pelo e-mail:leo@dinacultura.org

Serviço
Projeto Dreams on Wheels
Exposição, seminário e passeio ciclístico
Local: Centro de Artes Hélio Oiticica
Tel. (21) 2232-4213 e 2232-2213
www.rio.rj.gov.br/cultura
*O Instituto Cultural da Dinamarca (www.dinacultura.org) é uma organização ligada ao Ministério da Cultura da Dinamarca, presente no Brasil, China, Estônia, Latvia, Bélgica, Alemanha, Hungria, Lituânia, Polônia, Rússia e Reino Unido, com o objetivo de promover o intercâmbio entre arte, cultura e sociedade.

Postador jair ferreira

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta