» » Conheça a cidade das bicicletas

O veículo pode ser visto em todos os lugares da cidade, no norte do estado. O bicitáxi é muito útil e a bicilância é equipada com maca, oxigênio e suporte para soro.
Guilherme Mendes - Afuá, Ilha de Marajó
Bicicletas para um lado, para o outro, estacionadas por todos os cantos. Algumas cheias de estilo, mas há quem prefira as mais simples... “Essa aqui é o fusquinha nunca quebra. Ela leva pra cima e pra baixo eu tô em cima dela. É pau para toda hora”, fala José de Marques, açougueiro.

Já a do seu Geraldo Severo dos Santos é toda incrementada e motivo de ciúme também. “Meu prazer é esse. Só saio mesmo para passear nela. Não alugo, não empresto, é só mesmo para meu passeiozinho”.

Em Afuá, município no extremo norte do Pará, definitivamente carro não tem vez na rua. Está com pressa e precisa ir para longe? Tem que procurar o “Bicitáxis”.

A ideia é do seu Raimundo Socorro Souza Gonçalves. Tudo para dar mais conforto à família. “Na época aqui era só bicicleta de duas rodas e não tínhamos assim um conforto e tinha que dar várias viagens para levar as pessoas, principalmente família. Eu criei o ‘bicitáxi’ para ter mais conforto e levar mais pessoas”.

E acabou virando um negócio lucrativo.

O preço da passagem de um bicitáxi varia de acordo com a distância. Se for perto são R$ 3, longe R$ 5. Agora não pense que é só sentar e curtir o passeio. Tem que ajudar e para isso... haja perna.

Essa ajudinha é essencial. “Tem que ser os dois pedalando, só um fica pesado, tem que um ir ajudando”, fala Rosa Brito, dona de casa.

Tem cliente que é recompensando... Que tal pedalar vendo um DVD? Daí em diante surgiram vários modelos de bicitáxis. Um tem: carenagem de Jeep, amortecedor de moto, freio de mão, câmbio para trocar as marchas, bancos revestidos. Até emplacado é, só falta o motor.

“Conforto bem diferente dos outros. A gente procurou evoluir”, diz Elysiomar Gemac dos Santos, técnico de informática.

E a bicilância! Alguém já viu? Pois é, tem a bicicleta ambulância. Ela é equipada com maca, oxigênio, suporte para pendurar soro. Só falta a sirene.

“Tudo na base do grito aí o pessoal vai abrindo espaço e a gente vai trazendo o paciente”, esclarece Rogelson de Souza, motorista da bicilância.

E olha o bicilanche, biciaçougue, bicisom. “Muito bem esse é o bicitáxi propaganda. A melhor comunicação ao vivo aqui de Afuá”.

A criançada se diverte. Não precisa ter idade mínima para poder dirigir com seus oito aninhos aproveita. “A gente vai pegar as gatinhas por aí [tudo de bicicleta?] Bicicleta, não tem para ninguém”.

E a lei seca... Beber e dirigir... Aqui pode? “O álcool vai saindo com o esforço da pedalada. Sem perigo nenhum”, fala Silvio Pinheiro.

Postador jair ferreira

Aqui você coloca uma descrição do postador exemplo. Oi lá! eu sou um verdadeiro entusiasta Na minha vida pessoal eu gastar tempo com a fotografia, escalada, mergulho e passeios de bicicleta da sujeira.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta